Baleias Jubarte

No Atlântico Sul Ocidental, a principal área de reprodução desta espécie é o Banco dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia. Nos meses de julho a novembro, estas baleias procuram as águas quentes, tranquilas e pouco profundas de Abrolhos para acasalar e dar à luz a um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses.

Com 1:30h de navegação numa escuna, ou 30 minutos de lancha rápida, chegamos bem próximo das baleias. Este passeio é acompanhado por biólogo do Instituto Baleia Jubarte que faz uma preleção sobre o comportamento das baleias.

A baleia Jubarte possui nadadeiras peitorais muito grandes, que podem chegar a medir o equivalente a quase um terço de seu comprimento total. A nadadeira dorsal é pequena e fica em cima de uma corcova. A nadadeira caudal tem pordas recortadas e padrão da superfície ventral variável. A cabeça é coberta de pequenas calosidades redondas, e o borrifo é espalhado, em forma de balão.

O comprimento médio é de 12 a 15 metros, seu peso varia entre 25 a 30 toneladas e sua gestação é aproximadadmente de doze meses, nascendo apenas uma cria com cerca de 5,0 metros, pesando de 1 a 2 toneladas, sua alimentação é feita com Krill (pequeno camarão) e pequenos peixes.

Pousada A Vila do Pirata - Avenida Beira Mar nº 215 - Prado - BA - (73)3298-1340 (61)3356-7662

Design by www.caom.com.br